Publicações sobre FNEPAS Eventos Relacionados ao FNEPAS Objetivos do FNEPAS Conheça o FNEPAS Notícias sobre FNEPAS Veja as fotos dos eventos FNEPAS Links relacionados ao FNEPAS Envie sua mensagem ao FNEPAS
 
 
 
 
O que é o FNEPAS ?
O FNEPAS - Fórum Nacional de Educação das Profissões na Área de Saúde, criado em julho de 2004, congrega entidades envolvidas com a educação e desenvolvimento profissional na área da saúde.
Atualmente, o FNEPAS é composto pelas seguinte entidades:
Associação Brasileira de Educação Médica - ABEM, Associação Brasileira de Enfermagem - ABEn, Associação Brasileira de Ensino Odontológico - ABENO, Associação Brasileira de Ensino de Fisioterapia - ABENFISIO, Associação Brasileira de Ensino de Psicologia - ABEP, Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social - ABEPSS, Rede UNIDA, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - SBFa, Rede Nacional de Ensino de Terapia Ocupacional - RENETO, Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino - ABRAHUE, Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - ABRASCO e Associação Brasileira de Ensino Farmacêutico - ABENFAR
 
Como o FNEPAS opera ?

O FNEPAS procura atuar sobre todas as situações e temas que possam contribuir para a construção de cenários institucionais mais favoráveis às mudanças necessárias na formação em saúde, expressas em linhas gerais nas Diretrizes Curriculares Nacionais aprovadas pelo Ministério da Educação, ainda em fase de implementação.

Com o objetivo de impulsionar a adoção da integralidade como eixo orientador da mudança na graduação e de contribuir ativamente no fortalecimento da educação permanente em saúde, o FNEPAS desenvolveu um projeto de cooperação técnica com o Ministério da Saúde que prevê a realização de pesquisas, oficinas regionais, produção de artigos e publicações. Aprovado em 2005, o projeto começou a ser financiado em maio de 2006.

As entidades do FNEPAS dedicaram-se ao debate sobre estratégias de implementação e avaliação das Diretrizes Curriculares em cada profissão, realizando oficinas regionais, pesquisas etc. Esse trabalho está em fase de conclusão e gerou produtos significativos, como diagnósticos da situação atual dos cursos e das estratégias que vêm sendo implementadas, mobilização de professores e estudantes e o aprofundamento do debate nas instituições formadoras.

Em função de todo esse movimento, o número de atores envolvidos nesse processo cresceu e vem crescendo. O avanço na formulação e a diversidade das experiências vivenciadas por todos são muito expressivos.

Uma das propostas do FNEPAS é estabelecer parcerias e formular estratégias com o conjunto de atores do Curso de Especialização em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde, com o movimento estudantil, com os gestores municipais de saúde, com os movimentos sociais, e com as diversas instituições envolvidas em experiências de mudança, incluindo os tutores e facilitadores de educação permanente, as equipes que atuam em cursos contemplados pelo PROMED e PRÓ-SAÚDE, agregando entidades envolvidas com a formação de profissionais da área da saúde que ainda não o integram.

O projeto de cooperação técnica prevê a realização de oficinas regionais para o desenvolvimento deste trabalho.